sábado, 11 de fevereiro de 2012

Muralhas


Durante esta semana que passou cometi uma loucura. Tinha um jantar marcado, sabia que as minhas amigas iriam sair cedo do trabalho e decidi também sair. Pois precisamente às 18h30, nem mais coisa menos coisa, lá disse "até amanhã!" aos meus colegas e qual é o meu espanto quando chego à rua e observo lá no fundo o céu, ainda, azul clarinho. Bem lá no fundo, é certo, mas estava azul clarinho e eu senti-me tão contente por ter aquela visão. É ridículo, eu sei, mas já não vivia esta sensação há alguns meses...
Posto isto, rumei ao local do jantar e desde as 19h à 00h foi conversa atrás de conversa, copo de vinho atrás de copo de vinho.
As três falámos, falámos e falámos. Por nós ficávamos o resto da noite no paleio. Falámos de tudo e mais alguma coisa, de amores, de amizades, do trabalho, da família, de viagens, de férias, dos nossos sonhos, das nossas frustrações, das nossas conquistas, de modelitos (claro!) e sei lá eu mais o quê!
É engraçado ver que as amigas (as verdadeiras) têm sempre conversa. Os temas não se esgotam, não nos cansamos de nos ouvir umas às outras. E eu fiquei a pensar desde esse dia do tema Amizade.
Há alturas da vida em que pensamos que toda a gente é nosso amigo, mas como alguém me disse no outro dia "chega a uma altura e começas a diferenciar os amigos". Acho que eu cheguei a essa altura. Também no outro dia alguém me dizia "há pessoas com quem não precisas estar muitas vezes para saberem que são teus amigos", é verdade sim senhor.
A meu ver as amizades funcionam como uma espécie de muralhas.
Há algumas que são construídas ainda quando estamos dentro da barriga das nossas mães, aquelas amizades desde sempre, aquelas amizades que nós não nos lembramos de nós sem elas existirem, muralhas que têm sobrevivido às diversas circunstâncias mas têm permanecido intactas.
Depois há aquelas amizades do colégio, da escola, da catequese... obviamente que uma minoria sobrevive e não cai. Mas mais vale poucas e fortes! Aquelas amizades com quem tentamos religiosamente, sempre que possível, ir beber um cafezinho ou fazer um jantarzinho. Aquelas pessoas com quem não estamos tantas vezes quanto gostaríamos mas que nos conhecem tão bem e com quem conseguimos falar de tudo e mais alguma coisa. Aquelas pessoas que lá de vez em quando enviam uma sms só para dizer que nos adoram mesmo à distância! Aquelas pessoas que se mostram realmente contentes quando nos põem os olhos em cima.
Na faculdade, surgem novas amizades, novas muralhas são construídas à nossa volta. Pelo menos no meu caso isso aconteceu. Para mim a faculdade foi dos melhores tempos que tive, era tudo tão mais simples! Tão mais divertido... Com estes amigos costuma-se fazer uma série de coisas. Viaja-se, passam-se férias, gozam-se Carnavais, fins de semana, fazem-se jantares, noitadas, discute-se mil e um temas e tenta-se cumprir, em média, um jantar por mês. Mas por força, também das circunstâncias, acho que o último jantar onde se conseguiu juntar a grupeta (aquela do costume) já lá vai há algum tempo... mas vamos continuando a tentar manter as muralhas intactas!
Depois há outras muralhas que vão surgindo à nossa volta. Amigos dos amigos, amigos do namorado, amigos de conhecidos, amigos de vizinhos, amigos da nossa zona... Mas claro que por vezes olhamos à nossa volta e vemos que algumas muralhas já não estão lá. Algumas vão caindo devagarinho, outras caiem de uma vez só e outras vão-se mantendo ao sabor do vento. As que são fortes e realmente importantes (pelo menos pensamos nós) vão permanecendo intactas!
Resta-me agradecer às muralhas que me rodeiam.




2 comentários:

  1. Gostei ;)
    de facto é vdd... ha tanta gente que passa pela nossa vida q não acrecenta nda de novo, que não deixam sequer saudade, que se aproximam pelos motivos mais futeis (como querer companhia para uma ida a discoteca)ou algo parecido e depois quando precisas ... não estão nem ai!!! Ou arranjam namorado/a e literalmente se esquecem que existes...
    Depois ha aquelas pessoas maravilhosas, que estão sempre prontas a dar te tudo o que teem, a dar te o casaco se tens frio, a dar te ajuda a levantar te quando cais, que riem e choram contigo... que sabem tudo da tua vida e te adoram apesar dos teus defeitos, valorizando apenas as tuas qualidades... é por esses que vale a pena! o resto... são apenas pessoas que passam... nada mais!! Felizmente tenho pessoas maravilhosas ao meu lado... e tu és uma delas! LOVE U, sister*

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente contigo Rita. E ver o ceu azulinho tb faz muita diferença...sai mais cedo mais vezes se possivel,sobretudo no Inverno ;)

    ResponderEliminar