segunda-feira, 27 de agosto de 2012

O casamento.


No outro dia uma amiga dizia-me "ontem lembrei-me que devias fazer uns post's que falassem do casamento, ansiedade da noiva, dos pormenores, o vestido...", no Sábado num jantar de amigos um dos temas que veio à baila foi "será que vale a pena gastar-se tanto dinheiro num casamento, é tão caro, dá para comprar um carro, etc, etc".
E todos nós sabemos que desde que se inicia o mês de Maio até meados de Outubro é um rodopio de casamentos... conheço pessoas que num Verão conseguem ser convidados para 5 (sim, CINCO!) casamentos.

                                                                                          (Foto: Hart and Sol)

E então o que eu penso de tudo isto...
Quando era pequenina sonhava com um casamento de princesa, daqueles cheio de convidados e na Igreja, daqueles casamentos que tivesse início às 11h da manhã e não tivesse hora para terminar (penso que por influência dos casamentos das minha primas mais velhas).
Passado uns anos, já numa fase mais crescidinha, pensava que o ideal era as pessoas juntarem-se e não perderem tempo (nem dinheiro) com o casamento.
Actualmente, penso que gostava de me casar. E acho que é um dia único na vida de qualquer casal.
O pedido de casamento, sim na minha opinião tem que haver um pedido de casamento (seja por iniciativa de quem for), uma coisa especial e sincera que seja vivida com muita felicidade.
A partir do pedido começam as dúvidas, as questões, as escolhas e as decisões.
Casar pela Igreja ou apenas pelo Registo Civil?
Fazer a festa numa quinta ou na praia?
A hora do casamento, será que deve começar de manhã para se aproveitar toooodo o dia, ou começar à tarde e aproveitar-se até o sol nascer outra vez?
E a lista de convidados? Oh meu Deus... a lista!
Os convites?
Os padrinhos?
O bouquet?
O fato do noivo.
O modelito da mãe da noiva e do noivo.
O fato do pai da noiva e do noivo.
E claro... o vestido da noiva!
Quanto ao último ponto, há vestidos para todos os gostos, vestidos mais acessíveis e vestidos mais carotes, vestidos mais simples e vestidos mais exuberantes, vestidos mais tradicionais e vestidos mais originais. Claro que o vestido deve ser escolhido de acordo com o budget de cada uma mas também (importantíssimo) adequar-se ao local da cerimónia.
Há quem leve um ano (ou mais) a preparar o casamento e há também quem consiga fazê-lo em 6 meses.
Associado ao casamento, não pode faltar a despedida de solteira, o momento onde se conseguem juntar todas as amigas e relembrar tudo e mais alguma coisa, rir, chorar, conviver, dar muitas gargalhadas, brincar e encerrar uma fase (a de vida de solteira) com a companhia de pessoas que de qualquer forma marcaram essa nossa faceta e nos acompanharam ao limite.
Eis que há-de chegar O DIA. E a ansiedade e os nervos devem estar à flor da pele :) mas sendo um dia único, não se esquecem de aproveitar todos os segundinhos e vivê-lo à exaustão.
De seguida, que venha a Lua de Mel, num destino escolhido pelos dois. E aí é aproveitar para namorar, namorar, namorar, namorar... :)
Na minha opinião, o casamento deve ser concretizado se ambos o desejarem. Há pessoas que namoram muitos anos e apenas vão viver juntos após se casarem (uma abordagem mais tradicional). Existem outras pessoas que primeiro experimentam viver juntos e só depois se decidem casar. Há também quem viva junto muitos anos e nunca se decide a casar, porque sente que o casamento não lhes irá trazer nada de novo ou por outro qualquer motivo.
Para mim, o casamento é uma oficialização da relação do casal perante os amigos e a família. É uma festa onde juntamos as pessoas que nos são mais queridas. Há aqueles que optam por fazer a cerimónia na Igreja e outros que apenas no Registo Civil. Independentemente de como seja o dia, penso que é um dia que deve ser vivivo e partilhado com as pessoas que mais gostamos e que nos acompanharam ao longo da nossa vida e da nossa relação.
E agora, vocês? O que acham do casamento? Já casaram? Contem-me como foi! Querem casar? Contem-me as vossas dúvidas e desejos!

E acima de tudo, sejam felizes! :)